Ciência a Brincar

Este projeto promove o ensino experimental das ciências, através de um conjunto de atividades experimentais nas áreas de Biologia, Geologia e Físico-Química, que se integram nas temáticas do programa de Estudo do Meio do 1.º ciclo e na área do Conhecimento do Mundo da Educação Pré-Escolar.
A literatura específica sobre o ensino das ciências enfatiza a importância da promoção de atividades práticas, essencial para a construção de uma cultura científica.
Quando a criança faz experiências e investiga para responder a questões, ela envolve-se na aprendizagem da ciência e aprende através das suas próprias ações e da sua atividade mental.
É neste enquadramento que surge o projeto “Ciência a Brincar”.

Os principais objetivos deste projeto são:

- Promover a re (construção) do conhecimento didático de conteúdo, com ênfase no ensino das Ciências de base experimental nos primeiros anos de escolaridade, tendo em conta a investigação em Didática das Ciências, bem como as atuais orientações curriculares para o ensino básico e educação pré-escolar;
- Promover a exploração de situações didáticas para o ensino das Ciências de base experimental no 1.º ciclo, através do aprofundamento e/ou reconstrução do conhecimento científico e curricular.

Ano letivo 2017/2018

 Turma do 3.º ano - dissecação de corações de porco

 

Pré-Escolar Turma de Eira - Afunda ou flutua?

  

 

Pré-Escolar Turma da Luísa - Afunda ou flutua?

 Afunda ou flutua?    Afunda ou flutua?

  Afunda ou flutua?

Pré-Escolar Turma da Rosário - Afunda ou flutua?

Afunda ou flutua? - Turma da Rosário   Afunda ou flutua? - Turma da Rosário

Afunda ou flutua? - Turma da Rosário   Afunda ou flutua? - Turma da Rosário

Turma do 1.º ano - Afunda ou flutua?

Afunda ou flutua?    Afunda ou flutua?

Turma do 2.º ano - Massa=peso?

  

  

Turma do 4.º ano - bons e maus condutores de corrente elétrica

    

    

 

Parlamento Jovem

Parlamento Jovem 2017/2018

Parlamento Jovem - Deputados do Crato

No dia 19 de fevereiro os deputados do Crato integraram o círculo eleitoral de Portalegre e foram selecionados para, , com outras duas escolas, representar o distrito na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens, na Assembleia da República Portuguesa, em Lisboa!!!!!«Ler mais» 

Parlamento Jovem - As propostas da nossa escola para a sessão distrital

Clique na imagem para mais informações

 

 

InforMat

 Projeto Informat

O projeto InforMat surgiu em 2016/2017, com a finalidade de aplicar as potencialidades da Informática, na aprendizagem da Matemática. Tem como objetivos:

- Promover o sucesso na disciplina de Matemática, no sentido de melhorar os resultados escolas internos e externos, através de um desenvolvimento mais profundo das competências matemáticas, centradas nas grandes finalidades para o Ensino desta disciplina: a estruturação do pensamento, a análise do mundo natural e a interpretação da sociedade;

- Utilizar as TIC, numa perspetiva de inovação pedagógica, valorizando as metodologias ativas e promovendo aprendizagens significativas;

- Difundir uma participação mais ativa dos alunos e restantes intervenientes (pais, encarregados de educação, Universidade Sénior,…) na aprendizagem da Matemática.

Ano letivo 2017/2018

 Aulas do InforMat

Conversas com a Matemática

Natal em Origami

A Hora do Código

 

 

Divulgação dos projetos nas 1.as Jornadas Pedagógicas no Crato

 

 

Construindo Êxito na Matemática (CEM)

 Projeto CEM

O projeto CEM - Construindo Êxito na Matemática foi implementado na nossa Escola em 2015/2016 e tem como objetivos:

- Promover o sucesso na disciplina de Matemática, no sentido de melhorar os resultados escolas internos e externos, através de um desenvolvimento mais profundo das competências matemáticas;

- Motivar os alunos para o conhecimento, criando neles o gosto pelo saber, mostrando-lhes que o conhecimento é um privilégio e a melhor ferramenta que se pode adquirir para fazer face aos mais variados problemas do dia-a-dia;

- Envolver todos os ciclos de ensino de Agrupamento e a comunidade educativa na descoberta da Matemática, contrariando a ideia preconcebida de que a matemática é uma disciplina “maldita”, de insucesso e difícil.

Neste projeto estão envolvidos os alunos desde a educação pré- escolar até ao 3ºciclo. Participam em trabalho colaborativo Educadoras de Infância, Professores do 1.º Ciclo, Professores de Matemática e TIC dos 2.º e 3.º ciclos. 

 Ano letivo 2017/2018

Os jogos Matemáticos no pré-escolar

Jogos Matemáticos 2017/2018 - 1.º e 2.º ciclos 
Clique na 1.ª imagem abaixo para poder navegar na galeria de fotos

Campeonato nacional de Jogos Matemáticos

    

Divulgação dos projetos nas 1as Jornadas Pedagógicas no Crato

 

 

Desporto Escolar

 

 Ano letivo 2017/2018

2011. Custom text here
Powered by Joomla 1.7 Templates and website hosting reviews