Gabinete de Apoio

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Categoria: GAAF
Publicado em: Escrito por Super User

 

O Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (G.A.A.F.) visa o apoio aos alunos e respetivas famílias nas mais diversas situações e dispõe de vários técnicos especializados funcionando em gabinete próprio. Integram o gabinete duas Psicólogas, e uma Técnica Superior de Serviço Social, entre outros.

Os elementos que compõem esta equipa funcionam de forma integrada e articulada, numa linha de cooperação a partilha de saberes e experiências entre si e com os diferentes agentes educativos. A solicitação para atendimento pode ser feita por qualquer elemento da comunidade educativa. 

O G.A.A.F. tem as seguintes competências:

  • Conceber e executar projetos de prevenção primária da indisciplina, absentismo, abandono e insucesso escolar;
  • Identificar e sinalizar crianças e/ou jovens que se encontram em situação de risco ou perigo;
  • Atuar preventivamente relativamente aos alunos que se encontrem com dificuldades de aprendizagem, em risco de abandono escolar, com comportamentos de risco ou gravemente violadores dos deveres do aluno;
  • Inventariar as situações problemáticas com origem na comunidade envolvente, alertando e motivando os agentes locais para a sua intervenção, designadamente preventiva;
  • Promover medidas de integração e inclusão dos alunos na escola, tendo em conta a sua envolvência familiar e social;
  • Acompanhar os alunos nos planos de integração na escola e na aquisição e desenvolvimento de métodos de estudo, de trabalho escolar e medidas de recuperação da aprendizagem;
  • Estabelecer ligação entre a escola, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens e outras entidades com competência em matéria de infância e juventude, esgotadas as respostas educativas do Agrupamento;
  • Promover a formação em gestão comportamental;
  • Procurar respostas educativas diferenciadas e encaminhar os alunos em abandono efetivo;
  • Promover a participação ativa dos pais e encarregados de educação na vida escolar dos seus educandos;
  • Promover o desenvolvimento pessoal e social dos alunos e educar para a cidadania;
  • Integrar, apoiar e acompanhar as famílias mais desfavorecidas e em risco social;
  • Contribuir para a identificação dos interesses e aptidões dos alunos facilitando o desenvolvimento da sua identidade pessoal e construção do seu projeto de vida;
  • Promover o desenvolvimento de competências parentais dos Encarregados de Educação, através de ações no âmbito da “Educação Parental”;
  • Apresentar ao Diretor um relatório crítico, anual, do trabalho desenvolvido.
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